terça-feira, 29 de maio de 2012

Donnie Darko

Ficha Técnica
Título Original: Donnie Darko
Direção: Richard Kelly II. Roteiro: Richard Kelly II.
Elenco: Alex Greenwald, Alison I Jones, Arthur Taxier, Ashley Tisdale, Beth Grant, Carly Naples, Chris II Preston, Conrad Corral, Daveigh Chase, David Moreland, David St. James, Dee Austin Robertson, Drew Barrymore, Fran Kranz, Gary Lundy, Holmes Osborne, Jack Salvatore Jr., Jack Truman, Jake Gyllenhaal, James Duval, Jazzie Mahannah, Jena Malone, Jerry Trainor, Joan M. Blair, Jolene Purdy, Katharine Ross, Kristina Malota, Lee Weaver, Lisa K. Wyatt, Maggie Gyllenhaal, Margaret Kontra Palmer, Marina Malota, Mark I Hoffman , Mary McDonnell, Noah Wyle, Patience Cleveland, Patrick Swayze, Phil Hawn, Phyllis Lyons, Rachel Winfree, Sarah I Hudson, Scotty Leavenworth, Seth Rogen, Stuart Stone, Tiler Peck, Tom Tangen.
Países de Origem: Estados Unidos da América. Estreia Mundial: 2001.

Sinopse
A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman). Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entederá ser o mundo pessoal dele. Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.

Assistido em: 29 de Maio de 2012.
Avaliação: 09 Estrelas (Maravilhoso)

Minha Crônica
Eu não estava preparo para tal experiência, e não acredito que algo poderia ter me preparado. Há exatamente um ano atrás quando a minha médica doutora Jihad me indicou para assistir aos filmes Waking Life e Donnie Darko, eu não imaginava o impacto deles sobre mim, até mesmo imaginava que fossem apenas mais dois filmes que veria ao longo da minha vida, mas não foi assim. Waking Life foi um filme bom (por sinal preciso rever), mas Donnie Darko sem duvida é um dos melhores filmes que eu assisti em minha vida e também um dos 10 melhores que eu conheci neste ano. Eu estou tão atordoado que estou com medo se me perder nas palavras. Eu fico tão eloquente na hora de falar de filmes que foram a meu ver grandes porcarias, e fico poupando palavras nas horas de enaltecer as grandes obras cinematográficas que marcam minha vida e mudam o curso dela, me envergonho disso, e muito.
Quando eu comecei a assistir este filme hoje de manhã, eu estava com um pé atrás, mas o coloquei de volta para frente logo nas primeiras cenas, as atuações são cativantes, e mesmo a Drew Barrymore que é uma atriz que nunca me despertou muito interesse me envolveu em sua atuação (mesmo sendo um papel pequeno). O ambiente em que é situado o filme é tão sombrio e ao mesmo tempo tão familiar, é fácil se colocar nele, e se sentir envolvido por ele, todas as suas situações me levaram a me imaginar no lugar do seu protagonista (Jake Gyllenhaal por sinal está em uma de suas poucas atuações que realmente são boas). O ambiente sombrio e as “teorias” cientificas que vão sendo apresentadas para formar a estória e tentar induzir o espectador a formular uma visão fechada do protagonista, de inicio pintado de esquizofrênico, vão em seu decorrer elevando mais e mais a tensão no filme e seu reflexo no espectador, e enquanto tudo isso se desenrola você acaba ficando torcendo pelo personagem por identificar-se com ele. Nesta altura eu começo a pensar se não estou falando e falando, mas não estou dizendo nada, quem já viu o filme então que me diga. Mas tem uma coisa que eu posso afirmar com força e convicção, eu quero conhecer mais e melhor a obra do diretor e escritor Richard Kelly.
O que mais importa para mim neste momento, não é nem mesmo a qualidade do texto que estou escrevendo, mas sim tentar expressar a minha experiência com o filme. Eu já disse outras vezes por aqui, é o contato com as Artes o que mais me estimula o pensamento, me leva ao caminho do autoconhecimento, me faz identificar minhas questões emocionais e tratá-las, e esta obra com certeza está na minha lista dos melhores filmes que eu vi em toda a minha vida, e está experiência é e será única para cada indivíduo que a vivenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário