sábado, 15 de março de 2014

Saint Seiya: The Lost Canvas - 1ª e 2ª Temporadas

Assistido em: 15 de Março de 2014.
Avaliação: 09 Estrelas (Maravilhoso)

Minha Crônica
Hoje eu terminei de assistir mais uma vez Saint Seiya: The Lost Canvas, praticamente eu assisto este anime uma vez ao ano, mas ele não estava programado para ser o terceiro anime deste ano. Depois de terminar de assistir X-Men eu tinha em mente começar o anime Wolverine, mas desisti logo no primeiro episódio. Ou eu não fui com a cara dele ou ele é muito ruim, provavelmente um misto dos dois. Mas enfim, vim para o The Lost Canvas e daqui vou para o Kimi Ni Todoke.
Meu primeiro contato com o anime foi pela internet através de noticias sobre o mangá, mas eram poucas noticias, pois eu sempre procurei mais nessa época pelo The Next Dimension. Quando o mangá começou a ser publicado no Brasil em 2009 eu fui pego de surpresa, já estava na quarta edição e eu não havia sabido de nada. Nessa época eu era muito duro, não que um por mês fosse difícil, não é, mas até então eu não sabia onde poderia comprar os anteriores e acabei desistindo. Nesse mesmo ano eu fiquei sabendo que o anime tinha sido lançado, mas tive de esperar um pouco mais. Só na metade de 2010 eu pude ter internet em casa e fazer meus próprios downloads, e foi justamente The Lost Canvas a primeira coisa que eu fui correndo baixar. Na época eu ainda não sábia como fazer, e através dele que aprendi.
Eu vibrei naquele ano de 2010 com os treze episódios da primeira temporada. E um ano depois com mais treze da segunda temporada, mas a série parou por ai. Há que diga que ela somente foi adiada, mas o comunicado oficial da TMS Entertainment é de que até a série está cancelada, ao menos por enquanto. Pela internet há boatos sobre um possível briga judicial com a Toei Animation criadora da anime original, mas por hora são meros boatos. Há também quem alegue que série não tenha dado lucro no Japão, e não é a primeira vez que ouço algo desse tipo.
Para mim por ser uma série nova, e que eu quase não conhecia nada foi uma grande novidade. Ela inclusive teve um impacto melhor em mim por ser inédita, do que assistir hoje depois de grande ao anime antigo, tendo por este toda uma bagagem emocional da minha infância. Eu não quero que isso pareça que eu desmereço alguma delas, não estou fazendo isso. Mas por ser algo inédito eu consegui lançar um olhar muito mais livre e aberto para o que eu receberia dela, e da mesma forma consegui ser mais empático à estória e aos personagens. Aqui é gasto um tempo para que nos apeguemos e importemos mais com os personagens, e o melhor de tudo é que isto conseguiu ser feito sem precisar alongar desnecessariamente a série. A estória mais longa vista aqui foi a de El Cid que durou cinco episódios, mas ela não era somente dele. É genial que em dois episódios eles consigam nos apresentar um personagem, fazer com que nos importemos com ele, e lamentar sua morte caso esta ocorra. Devo confessar que em todas as vezes que assisto ao 12º episódio da primeira temporada uma lágrima escapa pelo canto do olho. Mesmo sendo uma versão alternativa da Guerra Santa anterior este anime não fica devendo quase nada a obra original de Kurumada Sensei.
É um grande alivio ver que The Lost Canvas faz contraponto de peso em péssimos detalhes estéticos que permeavam todo o anime Saint Seiya desde este novo milênio. Eu lamento o cancelamento do anime. Seu ponto de termino é justamente a metade da série no mangá, ele é o meio mais simples de eu terminar de conhecer a estória. Espero conseguir adquirir essa série ainda nesse ano. Que riam de mim, mas eu sou esperançoso o suficiente para torcer pela continuidade do anime e mais, que seja animado para as telas o The Lost Canvas Gaiden. Enfim The Lost Canvas é indispensável para quem quer que seja fã do universo Saint Seiya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário