domingo, 26 de fevereiro de 2012

Paprika

Ficha Técnica
Título Original: Paprika.
Direção: Satoshi Kon. Roteiro: Michiya Katou, Satoshi Kon, Seishi Minakami, Yasutaka Tsutsui.
Elenco: Akio Ôtsuka, Brian Beacock, Cindy Robinson, Daisuke Sakaguchi, David IV Lodge, Doug Erholtz, Ethan Murray, Hideyuki Tanaka, Katsunosuke Hori, Kôichi Yamadera, Megumi Hayashibara, Michael Forest, Mitsuo Iwata, Paul St. Peter, Rikako Aikawa, Satomi Koorogi, Satoshi Kon, Shinichirô Ôta, Toru Emori, Tôru Furuya, Yasutaka Tsutsui, Yuri Lowenthal.
Países de Origem: Japão. Estreia Mundial: 2006.

Sinopse
Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

Assistido em: 26 de Fevereiro de 2012.
Avaliação: 08 Estrelas (Formidável)

Minha Crônica
Que filme extraordinário. Nunca esperava receber o impacto causado por ele em vários campos da minha interioridade. Valeu muito ter visto antes e revisto depois de terminar a leitura de Jekyll & Hyde, o filme usa muito da obra de Stevenson (ainda que talvez não seja intencional) na construção da identidade e personalidade de suas personagens, mas muito mais do que isso é o que ele representou em mim. Não esperava me deparar com tamanha experiência de autoconhecimento, foram questões de identidade, realidade, autopercepção, mas principalmente autoaceitação e postura diante de rejeição externa, interna, e uma reflexão sobre autoestima. Tudo acabou sendo de uma forma mais pessoal e interior, do que pública e exterior. Paprika foi sem duvida um tempero que estava me faltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário