domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Bom Jesus e o Infame Cristo

Título Original: The Good Man Jesus And The Scoundrel Christ
Ano de lançamento: 2010
Nº de páginas: 184
ISBN: 9788535917628

Leitura concluída em: 12 de Fevereiro de 2012.
Avaliação: 07 Estrelas (Muito Bom)

Minha crônica: Era uma terça-feira qualquer como muitas outras que já me ocorreram, eu saia de casa no meio da tarde para ir ao médico e após isto rumaria à livraria para tentar finalmente adquirir “Alice no País das Maravilhas”. Aconteceu que ao lado do ponto de ônibus mais próximo da minha casa há uma banca de jornal (por sinal muito ruim), ao passar em frente ela vi bem no cantinho uma pequenina pilha de livros, como isso sempre me deixa curioso fui ver o que tinha. Não havia nada que me interessasse, exceto este. Eu conheci este livro logo que ele foi publicado em 2010, mas como nesta época eu não lia, ele me trouxe apenas interesse momentâneo, muito diferente da hora em que botei minhas mãos nele (por sinal não esperava encontrá-lo numa banca de jornal furreca pela bagatela de R$15,00). No instante em que o segurei atiçou-me o desejo de devora-lo, se eu não tivesse comprado Alice neste mesmo dia teria começado este no mesmo instante que o comprei, mas Alice eu li em apenas um dia, deste modo comecei este logo no dia seguinte imediatamente após terminar o outro.
Assim como Reencontro da Leila Krüger serviu para dar um norte a minha vida desnorteada, O Bom Jesus E O Infame Cristo do Philip Pullman foi o responsável por eu voltar a desejar cultivar uma espiritualidade. O livro em si se apresenta como um comentário das “Sagradas Escrituras”, mas o olho de outro modo, eu vejo um comentário sobre como talvez devesse ter sido interpretado, e como acabaram sendo interpretadas e instrumentalizadas. O autor foi muito perspicaz ao mostrar personagens que ou ouvirem a pregação de Jesus caiam em estado de perplexidade e ausência de sentido total ao que ouviram isto é muito semelhante ao que acontece com a maior parte da massa de crentes dos nossos dias, mas nos nossos dias a maioria desta massa cai nas mãos de charlatães da fé. É fantástica a revelação do anjo à Cristo ao final do livro, é uma mensagem muito pertinente aos nossos dias e muito semelhante ao caminho percorrido pelos pouquíssimos crentes conscientes que existem e que temos a sorte de encontrar às vezes. Eles são um raio de esperança que ilumina um pouco a imagem tão maculada do Cristianismo. Mas a melhor parte do livro foi o 11° capitulo “A Tentação de Jesus no Deserto”, nunca antes eu vi tão extraordinária confrontação entre aquilo que foi pregado por Jesus e a satanização que suas palavras sofreram ao longo da História do Cristianismo.
Fisicamente este livro é muito bom, sua capa muito simples até permite um jogo com o titulo propondo outro. O livro é muito confortável ele é macio e maleável, e não é pesado. A diagramação é boa, e as páginas amarelas são ótimas para aproveitar melhor o tempo de leitura, e o papel não tão fino e frágil faz do livro surpreendentemente mais grasso do que outros de maior número de páginas, mas edição mais inferior.
Como eu disse antes este livro me instigou a voltar a buscar e cultivar uma espiritualidade, durante esta leitura eu tive esperança de como poderia seguir a minha vida de modo correto, crescendo pessoalmente e poder ajudar o meu próximo e lutando para melhorar o mundo. Uma leitura muito boa tanto para teístas, quanto ateístas e agnósticos. Uma leitura muito boa para abrir e expandir a mente, em mim o fez. Estou apaixonado pela escrita de Philip Pullman, estou muito ansioso para ler suas outras obras, a próxima que está nos meus planos é A Bússola de Ouro.

Aos Skoobers Interessados: Livro no Skoob e na minha Estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário