sábado, 30 de agosto de 2014

Aniversário – O Segundo Ano-Novo

Hoje é o meu aniversário. 26 anos. Um Homem feito. E há alguns dias venho pensando nisso. Eu me lembro de que ao longo de toda minha vida gostar da celebração do Ano-Novo. Mas foi desde a primeira vez que assisti Forrest Gump (Filmow) quando essa festa passou a ter um significado especial em meu coração, bem diferente do meu aniversário. Infelizmente por frustrações e problemas de várias ordens em minha infância e adolescência me fizeram odiar este dia de 30 de Agosto. Mas essa nova forma de pensar veio a mim como um resgate de um dia que, talvez, nunca devesse ter deixado de ser especial.
Ainda criança o primeiro significado do meu aniversário era o de ganhar uma festa, o segundo era o de brincar e ganhar muitos presentes, e o terceiro o de comer as delícias das festinhas. Mas em cinco anos isso foi plenamente transformado. De 1994 a 1999 uma variedade de crises assolou minha casa. A crise financeira foi muito ruim, mas pior foram à crise relacional que nasceu, cresceu e nunca mais foi embora. Em 1999 depois de cinco anos eu ganhei uma nova festa de aniversário, mas o seu significado para mim já não era mais o dos meus seis anos. O mais valioso agora era eu me sentir querido, especial e importante para alguém, principalmente por três fatores: 1º nesse ano ter perdido quem em minha inocência imatura era a pessoa mais importante do meu coração, e ainda habita-o. 2º o ciúmes que eu pré-adolescente, sentia filho recém-nascido do meu irmão mais velho, nascido duas semanas antes. 3º por um momento que eu não queria que tivesse fim, era como se não houvesse mais qualquer crise em minha casa, e fossemos novamente uma família calorosa, unida e amorosa.
De 2000 a 2009 eu vivi minha adolescência dos doze aos dias tenebrosos dos meus vinte e um anos. Já não havia mais comemoração, então entrei numa vibe de ao menos garantir algo bom para mim mesmo, ainda que com base em chantagem. Mas os prazeres eram efêmeros, e logo depois de consumidos um vazio de alma imperava dentro de mim. Em 2005 vivemos nossa pior crise financeira, mas ela aos poucos foi superada. Depois desse período, mesmo com coisas boas nesse dia, eu desejava uma fantasia que nunca se realizou de algo grande, uma festa. Uma festa que não só haveria fartura, mas haveria uma família como um dia pode ser que tenha existido em meus sonhos. Meus vinte e um anos em 2009 eram muito temidos no meu coração. Era uma data que, em teoria, eu estaria pronto para abandonar tudo de imaturo e entrar na vida adulta. Vida em que haveria a superação de toda forma de complexo, trauma, imaturidade, dependência e outros típicos duma criança, não de um Homem. Talvez eu não estivesse pronto, ou fosse muito fraco, pois não aguentei. Estavam instaurados os meus dias de “Surto”. Surto que durou perto de um ano.
Depois dessa fase de surto já passou alguns anos, mas eles não importam. Agora é como só mais um dia em que vou passar fechado numa fantasia egoísta. Tenho vivido assim e com a mesma mentalidade até agora. Forrest Gump foi um fator essencial para eu resgatar um valor especial do Ano-Novo, antes eu nunca olhei para essa data como uma oportunidade de recomeçar. Pela primeira vez pensei que era a vida me dando uma segunda chance de acertar nas minhas escolhas, ao menos nas futuras. E só nessa última semana esse pensamente brotou. Talvez por não pararmos nossa rotina frenética, ou por não termos aprendido a fazer isso, mas nos aniversários temos a mesma oportunidade que a vida nos presenteia no ano novo. Muitos querem ver mudança em muita coisa, e pessoas; mas infelizmente poucos querem vê-la partindo e si mesmo, ou tornando-se essa mudança.
Há tempos que minha vida tem sido uma grande fuga, inclusive de mim mesmo. Minha vida precisa de restauração. Minha alma precisa de restauração. De nada adianta continuar a fugir, eu quero abraçar a Vida, com coragem, justiça, amor e esperança. Hoje eu tenho uma segunda chance na vida para me refazer, e eu desejo que vocês também aceitem as que lhes forem oferecidas. Celebrem os re-começos e a vida. Hoje é aniversário, meu e deste blog, três anos de blog. Eu sei que a escrita é o meu caminho na vida e aqui quero reafirmar minha vocação. E para todos que queriam celebrar a vida e sua restauração deixo essa canção de Paula Fernandez. Uma canção para mim (YouTube), para vocês, e para todos interessados em celebrar a restauração.

2 comentários:

  1. É tão bom essa restauração... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa mesmo. Obrigado por ser a primeira (tecnicamente a segunda, mas enfim) a comentar no blog, e me desculpe pela demora em responder. Muito obrigado, um abraço e um bom dia.

      PS.: Curti seu blog.

      Excluir